Para compreender o conceito de bases de dados documentais iniciaremos por um conceito global, posteriormente
direcionando para as tipologias que formam as bases de dados documentais.
Bases de dados são um conjunto de informações
estruturadas em registros e armazenada em suportes eletrônicos legíveis por
computador. Cada registro constitui uma unidade autônoma de informação que pode
ser estruturada em diferentes campos ou tipos de dados que são coletados nas
bases de dados. É criada e mantida de forma contínua, com o objetivo de
resolver necessidades de informação de uma biblioteca, uma organização ou
demanda social específica.
Modelos de
bases de dados
Existem diversos modelos de bases de dados
(relacionais, orientados a objetos, em rede, documentais, hierárquicas, etc). Os
modelos mais utilizados atualmente e os que mais nos interessam desde o ponto
de vista da gestão da informação sejam:
Bases de Dados Relacionais:
os dados são armazenados seguindo um modelo que contem os seguintes
elementos:
Entidades: unidade
de dados em relação com um conjunto de atributos;
Relação:
coleção de objetos que tem em comum um conjunto de características;
Características:
atributo que define uma entidade e que tem um domínio no qual toma seus
valores;
Domínio:
conjunto de valores que pode tomar um atributo em uma relação.
Exemplo:
Na FURG, as entidades
são as disciplinas e os alunos.
A disciplina
apresenta as seguintes características:
Código
·
Nome disciplina
·
Número de créditos
Em aluno
temos as seguintes características
·
Nome aluno
·
Código das disciplinas (realizadas)
A relação entre aluno e
disciplina apresenta a seguinte característica em comum:
Disciplinas cursadas pelo aluno
(dentro do domínio de disciplinas ofertadas pela FURG)
Bases de Dados Documentais:
contem um conjunto de registros, cada registro se corresponde com um
documento, seja este de qualquer tipo: uma publicação impressa, um documento
audiovisual, gráfico ou sonoro, um documento de arquivo, um documento
eletrônico, etc.
Categorias de
bases de dados documentais
As bases de dados documentais podem incluir ou não o
conteúdo completo dos documentos que descrevem. Portanto, temos duas categorias:
Banco de dados
documentais referenciais: seus registros não contem o texto original,
somente a informação fundamental para descrever e permitir a localização de
documentos impressos, sonoros, iconográficos, audiovisuais ou eletrônico. Nestes
sistemas de informação somente é possível obter referenciais sobre documentos
possíveis de localizar posteriormente em outro serviço (arquivo, biblioteca,
hemeroteca) ou solicitar um serviço de fornecimento de documentos.
Banco de dados documentais
de texto completo: seus registros contem os próprios documentos em formato
eletrônico. Estas bases de dados podem incorporar campos que contem a
informação documental para facilitar dia descrição e recuperação. Nestes
sistemas as operações de busca (que pode incluir a totalidade do texto) e a
consulta do documento final se realizam sem sair do próprio sistema de
informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário