A biblioteca da Feevale postou uma notícia recentemente em seu blog que achei bastante interessante e resolvi compartilhar com vcs.
Em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Topografia (curso de Arquitetura e Urbanismo) a biblioteca da Feevale desenvolveu um novo esquema de localização física de livros, consistindo na exibição de uma planta baixa que mostra as prateleiras em 3D, exibindo o corredor e estante em que se encontra a obra.
Para conferir basta realizar a pesquisa por uma obra qualquer no site www.feevale.br/biblioteca e clicar em "Localização na estante".
Como podem ver, são pequenas coisas como essa que ajudam a fazer a diferença em um sistema de bibliotecas, auxiliando imensamente o usuário.
Para mais informações sobre a biblioteca da Feevale, fica a dica do blog: http://bibliotecafeevale.wordpress.com/
Fabiano, vi que eles utilizam o Pergamum, então surgiu a dúvida: saberias dizer se o Pergamum já oferece algum tipo de ferramenta para incluir a planta da biblioteca?
ResponderExcluirJá que eles comentaram que mudaram de uma planta existente em 2D para uma em 3D, fiquei pensando se foi tudo mesmo desenvolvido pelo grupo de Geoprocessamento e Topografia da Feevale ou se já existia o recurso no software de automação e eles apenas aperfeiçoaram...
Thaisa, entrei em contato com o suporte do Pergamum para sanar esta dúvida. Eles oferecem o acesso para mapeamento de um mapa na biblioteca, que deverá ser desenvolvido pela universidade contratante, ou seja, é oferecida a tecnologia, mas não o serviço pronto. Basicamente, funciona assim: é desenvolvido um mapa da biblioteca e sobre as áreas que se encontram os números correspondentes da classificação são atribuídas a classificação do acervo. Assim, o mapa é apenas um tela secundária, que serve como link para os apontamentos do local que estão os livros nas estantes.
ExcluirAssim como a Biblioteca da Feevale que indicaste, também podes conferir este serviço na Biblioteca da PUC do Paraná, que é onde fica a sede do Pergamum.